Logo Agroven

Sérgio de Zen

Notáveis do AgroVen – Gente de impacto no Agronegócio!

 

Do dia a dia da produção #agrícola, ajudando ao avô e ao pai, a um dos membros da gestão da crise de abastecimento durante a impensável pandemia da Covid, Sergio De Zen foi das terras na região de Tatuí, interior de São Paulo, a assessor especial da Ministra Tereza Cristina em um dos mais marcantes e bem-sucedidos mandatos no ministério da #Agricultura do país.

 

A história da família do Professor Sérgio De Zen começa como tantas outras de imigrantes italianos, que ao chegarem ao Brasil e se dedicaram ao #agronegócio no interior de São Paulo.

 

O avô, Sr. Felice, tinha formação industrial e aplicava conceitos de gestão e planejamento sofisticados para a época. Sergio, como neto mais velho esteve sempre presente ajudando o avô e o pai, Sr. Ugo De Zen, um italiano apaixonado por máquinas e engenharia agrícola. Seu gosto por números aliado ao aprendizado de boas práticas do avô e da disciplina do pai forjaram seu o futuro.

 

O caminho para a renomada Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” foi natural, e no âmbito profissional iniciou sua carreira com estágios na FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, depois no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), participando diretamente na concepção dos indicadores de preços agrícolas e na Hedging-Griffo , ícone do mercado de capitais brasileiro, lugar em que acompanhou a estruturação de contratos de negociação de commodities ligados à pecuária, base de um dos mais importantes veículos do mercado financeiro do agronegócio atual.

 

A contínua formação acadêmica como Mestre e Doutor levou Sergio ao palco internacional liderando pesquisas para o Bird – Banco Mundial e FAO – Food and Agriculture Organization – ONU, a se tornar Professor Associado do Departamento de Economia e Administração da ESALQ e à presidência da FEALQ.

 

Em 2020 foi convidado pela ministra Tereza Cristina para compor a equipe no Ministerio Da Agricultura Pecuaria E Abastecimento . Acabou por apoiar as ações de gestão da crise da COVID que se vislumbrava como um dos maiores desafios globais do nosso tempo. Como Assessor Especial da Ministra, Conselheiro da Embrapa e Diretor Executivo do CONAB – Companhia Nacional do Abastecimento , órgão responsável pelo planejamento do abastecimento agrícola no país, Sergio De Zen foi um dos pilares da exitosa campanha que garantiu a segurança alimentar do Brasil durante os anos que se seguiram.
Em julho de 2023 assumiu a diretoria global de Business Intelligence do grupo Minerva Foods.

 

Como Membro do AgroVen acredita que a rede, com seus participantes de peso no cenário do #Agronegócio no país, mobiliza, aproxima e financia a inovação tão necessária para manter o país na liderança mundial da produção de #alimentos, de #fibras e de #bioenergia.

COMPARTILHE ESSE POST

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR