Notáveis do AgroVen – Gente de impacto no Agronegócio!
Falamos dessa vez de Jose Arimatea Calsaverini , Presidente do Conselho da Usina e membro do AgroVen , com uma daquelas jornadas de vida de gente que vem construindo a pujança do #Agronegócio no País. Nascido em Bálsamo, São Paulo, José Arimatea teve uma infância típica do interior. Seu pai era farmacêutico e sua família estava envolvida em negócios ligados à #pecuária e ao beneficiamento de #arroz. Inicialmente, José tinha o desejo de se tornar arquiteto, mas suas habilidades de comunicação o levaram a seguir carreiras nas áreas comercial e de gestão. Ele cursou marketing na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing e logo encontrou seu lugar em um ambiente corporativo multinacional na gigante do petróleo Atlantic, onde participou do projeto que trouxe as Lojas AmPm para o Brasil.
Sua entrada no agronegócio ocorreu de forma natural, por meio do setor de energias renováveis, o que se mostrou um passo crucial em sua trajetória profissional. Ele trabalhou em usinas de etanol, incluindo a Usina Albertina, e teve um dos maiores desafios de sua carreira ao conhecer Maurilio Biagi, um dos ícones dessa indústria, que lhe propiciou conduzir um projeto de parceria entre a o setor #Sucroenergético e empresas como Ipiranga , Fiat e VW, que contribuiu para a recuperação da indústria de carros movidos a #etanol, que na época estava em declínio, ao promover o lançamento do motor 1.0 com injeção eletrônica.
Foi nesse momento que José Arimatea começou a perceber que a diversidade de conhecimentos que havia adquirido em marketing, finanças e gestão poderia ser aplicada na recuperação de empresas enfrentando dificuldades, ou necessitando reestruturar e profissionalizar a gestão para voltar a crescer. Ele ajudou empresas de equipamentos agrícolas, #cooperativas, indústrias de equipamentos médico-odontológicos e Planos de Saúde.
Foi durante esse período que recebeu um convite para trabalhar na Usina Itamarati, uma empresa com ativos sólidos, cultura organizacional positiva e pessoas competentes, mas com questões financeiras a serem resolvidas.
Nesse tremendo desafio, ele lançou mão de #inovação como nunca antes, liderando uma das mais comentadas transformações no agronegócio brasileiro.
Conhecido por muitos como Ari, José comenta: “É difícil inovar quando tudo está indo bem, há um sentimento de conforto que leva à inércia”, mas ressalta que, independentemente da situação da empresa, vencer a mentalidade de “sempre fizemos desse jeito” é sempre um desafio. Participar do AgroVen proporciona a José uma riqueza de perspectivas, vindas de líderes influentes de diversas partes da cadeia do agronegócio, e auxilia na definição do portfólio de investimentos no setor.